segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Pai Vei" (o solidário mestre da vida)

Nesse mês, Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás, faz 90 anos. São decadas de dedicação ao povo sofrido da terra, excluído, abando nado.

Tomás, patriarca da igreja da caminhada, da escola do evangelho, padrinho de Dom Pedro Casaldáliga, é fiel ao projeto de Jesus, de libertação, de vida plena, de construção do Reino aqui.
Dias 8 e 9 passados, nos reunimos, mais de 200 pessoas, no Salão Sebastião Rosa da Paz, no Centro Diocesano Luiz Ório, em Goiás, para celebrar a vida e o trabalho de Tomás. Uma festa! que contou com varios agentes de pastoral, trabalhadores, amigos e admiradores, que nesses 44 anos fizeram parte dessa caminhada. Pedro Csaldáliga esteve, e foi grande a emoção.

Quando esses dois falam (Tomás e Pedro) a gente aprende mesmo.

Todo muindo que estava lá se apresentou e contou algo sobre o bispo. Eu apenas disse: 'Sou o Neto, da CPT, e neto de Dom Tomás'.  De fato, o velho teve e tem grande importância na minha vida. Primeiro que criou a CPT, onde eu atuo, depois, possibilitou tantos conhecimentos dos quais tive acesso e são fundamentais na minha formação. Mas uma atitude de Tomás, muito antes de eu nascer, traçou minha vida.

Meu pai (então com 12 anos) e meus tios ficaram orfãos de pai e mãe, foram a Goiânia tentar a sorte, não deu, voltaram a Goiás e iriam para o 'mundo', aí Tomás os chamou e convidou para trabalhar na Diocese, foi como um anjo! Meu pai trabalhou na Chacara do Bispo, meu tio Bacural foi assessor de Tomás. Juntos fizeram parte do Moviemtno de Tarabalhadores, no final dos anos 70, e lançaram a Oposição Sindical na mesma época. Foram parte das lutas travadas pelo povo trabalhador em Goiás e por dom Tomás.

Eu aprendi a amar Tomás. Meu pai, hoje com 55 anos, fala com brilho nos olhos de Tomás, como quem fala de um pai. Aliás, é de Pai 'Vei' que ele o chama. A vida segue, as pessoas tomam rumos próprios, os desejos e convicções levam a gente... mas pessoas como Tomás ficam cravadas nos corações e nas mentes, porque falam e fazem coisas maravilhosas, disseminam o amor, e constroem o Reino de Deus caminhando com o povo.

Neto, neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário