Mosquito e São João do Bugre completam 25 anos de luta pela reforma agrária em Goiás
Momento de comemorar a colheita e as conquistas, assim foi a 7° Festa da Colheita da Diocese de Goiás, realizada dia 25 de junho no assentamento Mosquito, em Goiás. O Mosquito e o São João do Bugre foram os primeiros assentamentos de reforma agrária do estado de Goiás, e completam 25 anos em 2011, motivo da realização da Festa.
Desde a manhã do sábado as caravanas chegavam, de ônibus, carro, a pé... o povo foi se reunindo para a partilha do café, leite, pão, bolo e frutas. Na tenda central, instalada na sede do assentamento Mosquito, músicas da luta acolhiam os cerca de 1.500 participantes.
Em seguida, na celebração inicial, ecumênica, partilhou-se a palavra de libertação do “Deus de mãos calejadas... Deus dos pequenos, Cristo trabalhador” O povo de Deus demonstrou a fidelidade ao projeto cristão. Estavam Dom Eugênio, bispo de Goiás, e Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás, que foi e é um grande motivador da luta e defensor do povo oprimido.
A Festa prosseguiu com um ato político, com a presença da deputada federal Marina Sant’Anna (PT-GO) e do deputado estadual Mauro Rubem (PT), além de representantes da FETAEG, PJR, Via Campesina, CUT, INCRA, PT, e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Outro destaque foram as apresentações culturais: músicas populares, violeiros e fiandeiras animaram a Festa, inclusive com as músicas entoadas no início da luta dos trabalhadores da Diocese.
À tarde foi entregue o Prêmio Dom Tomás Balduíno a pessoas e entidades da região que se empenham na luta pela reforma agrária, direitos humanos, meio ambiente. Houve também o descerramento da placa e o lançamento do monumento dos 25 anos da conquista dos assentamentos Mosquito e São João do Bugre. A 7ª Festa da Colheita teve ainda a apresentação do Circo Lahetô, com o espetáculo “Goiás no Picadeiro”.
Entidades e pessoas que receberam o Prêmio Dom Tomás Balduíno:
Fórum Goiano de Reforma Agrária e Justiça no Campo
Central Única dos Trabalhadores – Goiás
Movimento Sindical – STR e FETAEG
Maria Toró – in Memorian – CEB’s Goiás
Tião Lobó – CEB’s Itapuranga
Turma de Direito Especial Evandro Lins e Silva UFG/Campus Goiás
Ivo Poleto
Via Campesina
Diocese de Goiás
EFAGO – Escola Família Agrícola de Goiás
O sentimento geral foi de satisfação e alegria em celebrar as conquistas do povo e poder partilhar os frutos da terra e da luta num espaço tão significativo quanto o Mosquito.
Neto, lutador.